Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
24º ORELHÃO
Mais um evento de sucesso absoluto promovido pelo HC-FMUSP e organizado pela FORL
Idealizado e realizado desde 1984, pelo Prof. Ricardo F. Bento, o ORELHÃO é um tradicional curso, destinado aqueles que querem aprender e aperfeiçoar a técnica em cirurgia otológica. Essencialmente prático, tem o objetivo de demonstrar as técnicas usadas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo nas cirurgias otológicas comuns e especializadas.
Os participantes têm a oportunidade de assistir a transmissão ao vivo da cirurgia, e ouvir as explicações e comentários dos cirurgiões em tempo real, com a oportunidade de tirar as dúvidas simultaneamente ao processo cirúrgico. É importante ressaltar que antes da cirurgia os casos foram apresentados e comentados, incluindo orientação sobre os cuidados pré e pós-operatórios e uma apresentação prévia do que será realizado.
Considerado o curso mais importante de cirurgias ao vivo do mundo, o orelhão mostra cirurgias otológicas, de Timpanomastoidectomia, Estapedotomia, Mastoidectomia, Glômus timpânico, implante coclear, neurinoma do acústico, entre outras. Este ano houve também a Primeira Cirurgia de Ponto no Brasil, ao vivo para todos os participantes do 24º Orelhão.
Participam do Orelhão, o Prof. Dr. Rubens Brito Neto, Dr. Robinson Koji, Dr. Roberto Bonanomi, Dr. José Celso Rodrigues de Souza, Dra. Anna Carolina Fonseca e Dra. Andrea Felice dos Santos.
Com participantes do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, o 24º Orelhão cumpriu, mais uma vez, com a sua proposta. As salas estavam cheias e os participantes, interessados nas cirurgias que eram apresentadas ao vivo.
O curso é ideal como complemento para aqueles que fizeram o tradicional curso de dissecção de osso temporal do Prof. Ricardo Bento.
O curso teve o patrocínio das seguintes empresas: Widex, Politec, Audibel, Phonak e Telex.

Para os interessados, já estamos com as inscrições abertas para o 25º Orelhão, que acontecerá de 19 a 21 de maio de 2014 - acesse: www.forl.org.br para ler a matéria íntegra