Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
2006-11-1 0:0:0
SEMANA DA SURDEZ

Entre os dias 06 e 13 de novembro teremos as comemorações da "Semana da Surdez" e o "Dia Nacional de Concientização sobre Zumbido". Neste período teremos extensa programação, com a finalidade de esclarecer dúvidas e orientar o público leigo acerca de problemas de audição.


leia mais
A Semana da Surdez e o Dia Nacional de Concientização sobre Zumbido terão extensa programação, com a finalidade de esclarecer dúvidas e orientar o público leigo acerca de problemas de audição.

Os eventos envolverão palestras, teleconferências e seleção de candidatos ao uso de próteses auditivas. A coordenação geral está a cargo do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, membro do conselho Curador da Fundação Otorrinolaringologia e chefe do Departamento de Otorrinolaringologia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP


Programação

1. De 07 a 11/11
No PAMB do HC (prédio dos ambulatórios) Maquete de uma orelha (2,0 X 3,0 m) com mini palestras para esclarecimento da população sobre cuidados com o ouvido e prevenção da perda auditiva, dada por otorrinolaringologistas, em 4 horários: 9:00; 11:00; 14:00 e 16:00 h, aberto ao público.

2. Dias 07, 08 e 09/11 - das 19:30 às 20:30 h
Teleconferência (para médicos), no auditório Berilo Langer - 5º andar - Edifício Central do ICHC., com transmissão para todo o Brasil. Temas a serem abordados:

07/11 Presbiacusia - Programa Reouvir - Dra. Mara Gândara;

08/11 Surdez - Passado, Presente e Futuro - Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento (durante o Curso de Extensão Universitária)

09/11 Perda Auditiva Induzida por Ruído - Dr. Oswaldo Paris

3. Dia 08/11
Cirurgia de Implante de Tronco Cerebral (transmissão ao vivo) Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento - auditório da otorrino, 6º and. Edifício Central do H.C.

4. Dia 10/11 - das 8:00 às 12:00 h
Atendimento completo de grupo da 3ª idade, em conjunto com a Sub Prefeitura Sé, no Pólo Cultural da 3ª Idade, à rua Teixeira Mendes, 262 - Cambuci. Esta ação incluirá palestra esclarecedora, pré triagem auditiva, exame otológico, avaliação audiométrica, indicação de prótese auditiva, doação de aparelhos para os necessitados e adaptação posterior. A doação de próteses será feita pela Fundação Otorrinolaringologia.

5. Dia 11/11
O programa completo do Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido (11 de novembro, sábado) incluirá:

1. Caminhada no Parque do Ibirapuera das 8:30 às 9:30h em volta do lago, com o mote ´Qualidade de vida ajuda a prevenir e a diminuir zumbido'. O ponto de encontro será o bolsão do estacionamento perto do portão 10, próximo à Marquise. Haverá um stand da Fundação otorrinolaringolgoia para a distribuição de camisetas com o logotipo criado para o evento e de folders sobre o assunto. A caminhada é aberta ao público e a profissionais.

2. Brunch no saguão principal do ICHC às 11hs, seguido da teleconferência 'Tudo que você gostaria de saber sobre zumbido', das 12 às 14hs, no anfiteatro do 5o andar, transmitida ao mesmo tempo para cerca de 30 cidades (aberta ao público e a profissionais).

3. Coquetel de lançamento do livro "Quem disse que zumbido não tem cura?", de autoria da Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez, no próprio saguão do anfiteatro, das 14 às 16hs. A autora é Professora Livre-Docente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP; Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do HCFMUSP; Criadora e Coordenadora do GAPZ (Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido). O livro foi escrito com uma linguagem bem acessível, permitindo que o público geral e profissionais de diversas áreas afins possam entender melhor o assunto. Além disso, o livro mostra inúmeros depoimentos de pacientes que atingiram a cura com alguma das formas de tratamento. O lançamento do livro é aberto ao público e a profissionais.