Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À SURDEZ É COMEMORADO NO HC-FMUSP
10 de novembro, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez, é comemorado na Otorrinolaringologia do HC-FMUSP com entrega de gibi especial A Turma do Bentinho para inclusão de crianças deficientes auditivas nas escolas e junto a amigos de sua idade.
Acontece hoje, no Departamento de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP a comemoração do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez, com entrega de gibi especialmente desenvolvido para inclusão de crianças deficientes auditivas nas escolas e junto a amigos de sua idade.
"A ideia em criarmos um gibi para voltados às crianças deficientes auditivas surgiu há dois anos quando fizemos o primeiro Turma do Bentinho, com duas histórias desenvolvidas com todos os médicos e fonoaudiólogos do Grupo de Surdez do HC-FMUSP como personagens das histórias, caracterizados como crianças. O intuito era aproximar os nossos pacientes da equipe e demonstrarem a eles que participam do nosso cotidiano como participamos dos deles. E deu muito certo. Fizemos, então, um segundo, especial, para que as crianças perdessem o medo da cirurgia. E , aproveitamos esse dia para alertarmos a todos da prevenção do surdez", di", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, professor titular da ORL HC-FMUSP e presidente do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP.
Na manhã dessa segunda-feira centenas de exemplares foram entregues aos pacientes do HC-FMUSP e, em uma ação conjunta com a assessoria de imprensa, outros exemplares foram entregues à mídia. "A intenção é divulgar os cuidados com a audição, incluindo o cuidado com o excesso de uso de fones de ouvido, e demonstrar que o implante coclear é uma cirurgia que existe há mais de 30 anos e é realizada pelo SUS, propiciando audição a mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil e 300 mil, no mundo", comenta o professor.

Matérias em TV e rádio
A mídia compareceu a ORL do HC-FMUSP e, desde domingo, estão produzindo matérias que vão ao ar hoje sobre o assunto. "É muito importante essa divulgação. As famílias de deficientes auditivos precisam ter conhecimento dos procedimentos que auxiliam seus filhos e estão disponíveis hoje para todos. No caso do implante coclear, quanto mais cedo for detectada a surdez -- o Teste Auditivo Neonatal é um direito garantido aos recém-nascidos -- e mais rapidamente for feita a cirurgia, melhores serão os resultados", finaliza Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.
A Turma do Bentinho especial estará disponível no site www.forl.org.br e as matérias veiculadas, também, a partir de amanhã.









A Turma do Bentinho - Edição Especial

Dia de Prevenção da Surdez: quase 5% da população tem deficiência auditiva - Rede TV

Hoje é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez - Radio Estadão

Gibi infantil apresenta todo o caminho do implante coclear - Radio Gazeta AM