Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
06/11/2006
A CADEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA USP TEM NOVO PROFESSOR TITULAR

O Prof Dr Ricardo Ferreira Bento foi eleito com nota máxima o novo professor titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.


leia mais
Ricardo Ferreira Bento é o novo professor titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Bento foi aprovado com nota 10 pela Comissão Julgadora, formada pelos professores Shiro Tomita (UFRJ), Marcos Mocelin (UFParaná), Mário Andrea (Universidade de Lisboa), Aldo Junqueira (FMUSP) e presidida pelo professor Newton Kara José (da Disciplina de Oftalmologia da FMUSP), em Concurso Público realizado em 6/11/2006.

O concurso, presenciado por enorme platéia, constou de duas partes. A primeira delas, realizada pela manhã no Teatro da FMUSP, foi a prova de erudição, em que Bento dissertou brilhantemente sobre a surdez e a evolução da Medicina no tratamento e prevenção desse distúrbio que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nota importante foi como o candidato demonstrou o quanto houve de contribuição sua nos últimos anos, introduzindo no país, não só campanhas de prevenção (Quem ouve bem aprende melhor) como em tecnologias de ponta (implante coclear e de tronco cerebral).

A segunda parte constou de arguição do Memorial, onde a banca examinadora pôde constatar as qualidades do candidato, considerado um dos maiores nomes da otologia mundial, seu volumoso currículo profissional (mais de 200 trabalhos científicos publicados no Brasil e no Exterior), bem como permitiu que Bento mostrasse seu planejamento para o futuro da Disciplina de ORL da FMUSP, cujo ponto alto será, sem dúvida a construção do Instituto de Otorrinolaringologia e Oftalmologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Bento chega ao posto mais elevado de sua longa e profícua carreira acadêmica em substituição ao professor Aroldo Miniti, com a constatação por parte de todos que assistiram ao concurso de sua enorme contribuição à Otorrinolaringologia brasileira e também internacional, fazendo com que todos - médicos, funcionários e corpo docente da Disciplina - encarem com muita esperança o futuro de sua gestão.