Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
XII CURSO PARA REABILITADORES DE USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR NA FO - TEMAS ATUAIS E AUDITÓRIO REPLETO!
Aconteceu no primeiro final de semana de outubro, o XII Curso Para Reabilitares de Usuários de Implante Coclear, no Auditório da Fundação Otorrinolaringologia, em São Paulo, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e organizado pelas fonoaudiólogas Profa. Dra. Valéria Goffi e Ana Cristina Hoshino e Dr. Robinson Koji Tsuji. "É um prazer receber a todas vocês para um curso com temas variados que vão auxiliar muito nas terapias dos pacientes dos implantados que todas se dispõem a fazer, com dedicação e carinho", disse Dr. Robinson Koji Tsuji, na abertura do curso.
A primeira palestra foi ministrada fonoaudióloga Ana Cláudia Martinho de Carvalho com o tema do Desenvolvimento de Habilidades Auditivas e Linguísticas. Em seguida, foi à vez de Maria Inês Vieira Couto falar sobre o Planejamento e as Metas Terapêuticas. As outras palestras da manhã abordaram aspectos dos cuidados a serem tomados na Terapia Fonoaudiólogica no Implante Bilateral Sequencial pela palestrante Gisela Pimentel Formigoni e a importância do Brincar em Família!, por Cristina de Ornelas Peralta.
No período da tarde, a Dra. Brasília Maria Chiari, falou sobre sua experiência com A Reabilitação de Pacientes Adultos e a Fga. Alexandra Dezani Soares reforçou a importância da Leitura oro-facial - ou Leitura da Fala. A Profa. Beatriz Novaes manteve toda a audiência até o fim da tarde apresentando Como Assegurar-nos da Melhor Adaptação Possível no Bebê? e Monitoramento do Desenvolvimento Auditivo da Criança.
No sábado, as palestras foram A Voz e a Fala do Deficiente Auditivo. O que é Alcançado Pelo Feedback Auditivo e o Que Deve Ser Ajustado com a Reabilitação, por Maysa Tibério Ubrig, O Sistema FM na Escola. Experiência do HC, por Paola Samuel, Programação do Processador de Fala e Implicações no Processo Terapêutico, com Ana Tereza Magalhães, Binauralidade e Audição Bilateral, com Mariana Guedes, Verificação e Indentificação de Problemas nos Processadores de Fala. Manutenção e Cuidados, com Valéria Goffi e Crianças com Múltiplas Deficiências - Sua Família, Contribuições do Implante Coclear e Implicações no Processo Terapêutico, com a psicóloga Heloísa Romeiro Nasralla. No final, houve um Quiz com todas as participantes e foram entregues brindes cedidos pela Cochlear e pela Med-El.

Curso elogiado pelos participantes
Foram unânimes os elogios do XII Curso Para Reabilitares de Usuários de Implante Coclear pelas participantes. Camila Penteado, do CER Vila Mariana, interessou-se pelo curso por receber vários pacientes no CER Vila Mariana. "São palestras atuais e muito interessantes. Envolvem tratamento e técnicas que vão melhorar o nosso atendimento", disse ela. Cláudia Manzoni, que trabalha no Gabinete da Secretaria das Pessoas com Deficiência, na área técnica, disse que tem vindo todos os anos nos cursos para manter-se atualizada e aumentar a parceria com o Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP. "Gostei muito dos temas, principalmente os que envolvem memotraining, memomusic e escuta ativa", disse.
Lorena Bicalho, de Belo Horizonte, da Clínica CEMEAR e Clínica Parlare veio pela primeira vez no curso e gostou muito de ter participado. "O curso é excelente! Pretendo vir todos os anos. Trouxe novidades em reabilitação, implante e assuntos novos. A primeira palestra da Beatriz Novaes foi muito importante para mim. E pretendo me inscrever em um próximo que fale sobre mapeamento. É muito gratificante participar de um curso assim! A equipe organizadora está de parabéns!", disse ela.
A fonoaudióloga Valéria Goffi terminou o curso agradecendo a todos os participantes e aceitando sugestões de temas para os próximos que serão realizados pela Fundação. "Sintam-se abraçados e sempre bem-vindos! O interesse no tratamento dos pacientes é a garantia de uma melhoria infinita aos nossos implantados", disse ela.
Os participantes do XII Curso Para Reabilitares de Usuários de Implante Coclear foram Fabiana Felipe de Souza, de Brasília, Patricia de Mendonça dos Santos, do Rio de Janeiro, Beatriz Cypriano, do Rio de Janeiro, Aline Morais, de São Paulo, Debora Munhoz, de São Paulo, Flavia Rodrigues, de Cuiabá, Claudia Manzoni, de São Paulo, Ketley da Silva, de Osasco, Fabíola dos Santos, de São Paulo, Maria Helena de Souza, de Araçatuba, Mariana de Oliveira, de Campos de Goitacazes, Raquel Dário, de São José dos Campos, Lorena Bicalho, de Belo Horizonte, Maria Stella Credídio, de São Paulo, Bárbara Correa, de Campinas, Juliana Mori, de Santo André, Valéria Kutianski, de Curitiba, Camila Penteado, de São Paulo, Ludmila Lobo, de Belo Horizonte, Cátia Gregório, de São Paulo, Ana Cláudia de Fragoso, de São Paulo, Silvia de Araújo, de São Paulo, Sonia Iervolino, de São Paulo, Mônica Campello, do Rio de Janeiro, Talita Paiva, do Rio de Janeiro, Ana Paula Pacheco, de Guarulhos, Regina Antoniolli, de Campinas, Fernanda de Oliveira, de São Sebastião, Débora de Oliveira, de Guarulhos, Shirley da Silva, de São Paulo, Ester Acylino, de Cachoeira de Macacu, RJ, Mônica Camargo, de Itapeva, Marianni Costa, de São Paulo, Andrea Marini, de São Paulo, Flaviana Vilela, de São Paulo, Natália Rovere, de Valinhos, Karla Sogari, de Belo Horizonte, Nathália dos Santos, de São Paulo, Tatiana Deperon, de São Paulo, Lúcia Onuki, de Indaiatuba, Lucimara Montemagni, de São Paulo, Ana Carolina Claro, de São Paulo, Jane Marçola, de São Bernardo do Campo, Pedro Menezes, de Marechal Deodoro, Ysa Macambira, de Maceió.