Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
19/10/2007 Vantagens do uso bilateral do implante coclear (leia mais)
Há muito tempo já é provado a importância da audição bilateral na localização sonora e na discriminação de sentenças principalmente quando existe mais de um interlocutor ou quando estamos num ambiente barulhento.
Há muito tempo já é provado a importância da audição bilateral na localização sonora e na discriminação de sentenças principalmente quando existe mais de um interlocutor ou quando estamos num ambiente barulhento.
Da mesma forma, estudos realizados em pacientes surdos pós linguais têm demonstrado que pacientes que realizaram o implante bilateral apresentam melhores desempenhos auditivos nestas mesmas situações. Esta diferença de desempenho encontrada nestes estudos embora pequena é significativa.
Ainda não existem estudos conclusivos em relação a crianças pequenas com surdez congênita, porém baseado na teoria da maturação das vias auditivas que apresenta o seu maior desenvolvimento até 2 anos de idade, acredita-se que este grupo terá grande benefício com a realização precoce do implante bilateral.
Desse modo, muitos centros nos EUA e Europa têm realizado a cirurgia bilateral ao mesmo tempo na mesma cirurgia. Em nosso país, por questões econômicas e sociais, o SUS não contempla a realização do implante bilateral, o que é bem razoável quando pensamos em políticas de saúde pública no qual devemos beneficiar o maior número de pacientes com os recursos limitados que dispomos.
Há uma semana foi realizada a segunda cirurgia de implante coclear neste serviço em uma paciente que já havia colocado o implante do outro lado há 3 anos. A primeira paciente que recebeu o implante coclear bilateral neste serviço foi há 2 anos, porém foi devido a um mal funcionamento do primeiro implante. Desta vez, a paciente estava com o primeiro implante funcionando perfeitamente, e a opção do realização do implante coclear foi baseada nos mais recentes estudos e contou com a participação ativa da família nesta decisão.
Alguns argumentos contra a realização do implante coclear seria o custo maior de manutenção de dois aparelhos e a possibilidade de preservar um dos ouvidos para novas tecnologias que possam se desenvolver.

Prof Dr Ricardo Ferreira Bento