Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
CURSO DE CIRURGIA OTOLÓGICA E IMPLANTE COCLEAR COM TRANSMISSÃO AO VIVO EM CURITIBA - 8,9 e 10 DE OUTUBRO - leia mais
Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2009 será realizado o 2o. Curso de Otoneurologia, Cirurgia Otológica e Implante Coclear do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia
"Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2009 será realizado o 2o. Curso de Otoneurologia, Cirurgia Otológica e Implante Coclear do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia - IPO. Será feito nos mesmos padrões do curso do ano passado, que foi um sucesso, com mais de 80 participantes de vários estados do Brasil, e também de outros países da América do Sul, como Paraguai e Chile, em que foram demonstradas técnicas cirúrgicas de cirurgias otológicas, passo a passo, com a cirurgia sendo realizada em tempo real pelo Dr. Rogério Hamerschmidt, e com transmissão para o auditório, com participação ativa da platéia durante a cirurgia. Algumas modificações serão feitas por solicitação dos próprios participantes no ano passado, como a inclusão de discussão de casos clínicos, a otoneurologia e a eletrofisiologia auditiva, em que será feito um amplo apanhado dos exames eletrofisiológicos e como são feitos, pela fonoaudióloga Gislaine Wiemes, uma das mais experientes no Brasil nesta área. O sábado pela manhã será dedicado às próteses implantáveis e o futuro do tratamento da surdez neurosensorial, e também a realização de uma cirurgia de implante coclear ao vivo pelo Dr. Rogério.

Este é o único curso no Paraná com cirurgias ao vivo, nos moldes do já tradicional Orelhão, com o objetivo não só de divulgar o trabalho da equipe, mas também de mostrar como são feitas as avaliações e as cirurgias no serviço de otologia da IPO, para formar cada vez mais otologistas capacitados no estado do Paraná, visto que o interesse é sempre de descentralizar os polos de cirurgia e não somente ficar um ou outro centro na capital do estado fazendo as cirurgias, principalmente o implante coclear.

Outro aspecto interessante é a discussão sobre os implantes cocleares disponíveis no Brasil, ou seja, Cochlear, Medel e Advanced Bionics, discutindo as vantagens de uma ou outra marca, pontos positivos e negativos de cada uma delas, já que devemos ter experiência com todas, visto que cada vez mais os pacientes nos pedem e questionam sobre isso, e também os convênios médicos eventualmente também nos pedem para darmos mais de uma opção de implante por razões de custo. Neste aspecto, também o serviço de IC do IPO é o único no Paraná com experiência nos três modelos, tanto para a cirurgia, quanto para as ativações e mapeamentos, pois cada implante tem suas particularidades e seus "softwares".
Portanto, acreditamos que será um curso completo, atendendo as expectativas de médicos e fonoaudiólogas que quiserem ir à Curitiba para conhecer o serviço de otologia do IPO, que reflete as condutas do Hospital de Clínicas da UFPR, pois o Dr. Rogério é o professor de otologia do departamento de OFT-ORL da Universidade Federal do Paraná, serviço no qual logo iniciarão os implantes cocleares pelo SUS."

Para maiores informações acesse o site: http://www.ouvidobionico.org.br/imageBank/Programa-curso-otologia-IPO-(2).jpg