Quem Somos | O que é? | Aparelhos | Artigos | Agenda | Testemunhos | Perguntas Frequentes | Links | Contato
Grupo de Implante Coclear HCFMUSP Comemora a 500ª Cirurgia de Implante Coclear



Uma comemoração especial marcou o início da Semana Nacional de Combate e Prevenção à Surdez, no dia 9 de novembro, segunda-feira, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - a participação, em um só lugar, da equipe do Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, dos políticos que apóiam esse trabalho apoiando o HCFMUSP e auxiliando a população brasileira e dos implantados que demonstram, diariamente, a certeza de um procedimento com sucesso em todos os casos.

"Esse é um marco histórico para o nosso grupo. Um dia, para não ser esquecido nunca. É um trabalho que começou, com pesquisas, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1.992, conseguimos propor a assinatura do Ministro da Saúde, José Serra, em 1.999 para tornar-se um procedimento SUS e, de lá para cá, esse trabalho só cresceu, com técnicas cirúrgicas aplicadas, inclusive, em tronco cerebral e bilateral, todas com resultados bastante positivos", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

No evento, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento apresentou a trajetória do implante coclear - e de outros aparelhos auditivos - no decorrer dos anos e demonstrou a necessidade do sentido da audição. "É o único sentido do homem que está atento durante todo o dia. É ele quem dá o alerta de qualquer perigo que o homem possa correr, inclusive quando está dormindo. É extremamente necessário para a sobrevivência do homem e há solução para a surdez. Nos países de primeiro mundo, o implante coclear é feito sem nenhum questionamento. O Brasil não pode ficar para trás", diz ele.

Considerado pela anfitriã do evento, a Prof.ª Dr.ª Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência como um pioneiro e batalhador na área em que atua, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento colocou toda a sua equipe em destaque. "É um trabalho de todos, incluindo os familiares, que fazem a sua parte para dar continuidade à cirurgia de implante coclear que propicia audição a quem passa pela operação", comentou.

Entre personalidades e políticos presentes estavam o Prof. Dr. , Reitor do HCFMUSP, Prof. Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Estado da Saúde, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que também representou o governador José Serra, Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, representando o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, Prof. Dr. Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Mara Gabrilli, vereadora paulistana que luta pelos direitos da pessoa com deficiência física.

"O trabalho realizado pelo Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP é feito com muita luta, pesquisa e disciplina. E buscamos soluções para auxiliar nossos candidatos ao implante coclear em todos os lados, inclusive político, para que a população tenha acesso aos melhores tratamentos do mundo, como faz uma universidade como USP", disse o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

Homenagens especiais

No decorrer do evento, foram entregues troféus com o número 500 e o formato estilizado de um implante coclear ao primeiro implantado pelo HCFMUSP, Sr. Francisco Carlos Ribeiro de Calais Jesus , o segundo implantado pela equipe, o Sr. Ulisses Antonio Sabadin e a implantada número 500, a bebê Maria Eduarda Magalhães de Assis.

Duas equipes de TV também foram homenageadas. "Entregamos o troféu para o Jornal Hoje, da Rede Globo, que apresentou em rede nacional uma emocionante reportagem sobre uma família de implantados nossos, a família Fernandes e o Programa Mais Você, que, no início do ano, levou ao ar um programa, com entrevista ao vivo, feita com o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento sobre o assunto, esclarecendo a população. São matérias como essas, reapresentadas durante o evento, que nos auxiliam a chegar ao implante 500", finalizou o Prof. Dr. Robinson Koji, um dos médicos responsáveis pelo Grupo de Implante Coclear.

O evento se iniciou às 10:30 horas da manhã e foi finalizado, com aplausos a toda a equipe do Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, que retribuiu o carinho, aplaudindo a todos implantados e familiares presentes.

http://www.paulinas.org.br/paulinas_tv/especiais/video.aspx?video=ev20091202a