Rev. CEFAC. 2009 Jul-Set; 11(3):494-498
Versão PDF
Perfil Audioógico do Usuário Implante Coclear e Aparelho de Amplificação Sonora Individual na Orelha Contralateral: Resultados Preliminares
Cíntia Tizue Yamaguchi (1), Maria Valéria Schmidt Goffi -Gomez (2)
(1) Fonoaudióloga; Fonoaudióloga no Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, São Paulo, SP; Mestranda na Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
(2) Fonoaudióloga; Chefe da Equipe de Fonoaudiologia do Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, São Paulo, SP; Doutora pela Universidade Federal de São Paulo.
Resumo:
Objetivo: conhecer o perfi l residual audiológico dos usuários e não usuários de Aparelho de Amplifi cação Sonora Individual (AASI) contralateral ao Implante Coclear (IC) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Métodos: foram avaliados 18 pacientes adultos, pós-linguais que preencheram os critérios estipulados, respondendo à pergunta “Você usa ou já usou AASI na orelha contralateral ao IC.
Foi realizada a análise de média tonal liminar dos 18 pacientes. Resultados: os pacientes do Grupo de Implante Coclear da Divisão de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que não usam AASI contralateral ao IC, têm perfi l residual audiológico médio de 122.5 dB. Os pacientes que se benefi ciam do uso de AASI associado ao IC tem perfi l residual audiológico médio de 101.25 dB. Conclusão: os pacientes não usuários de AASI contralateral têm audição residual signifi cativamente pior do ponto de vista clínico que os pacientes que usam AASI contralateral associado ao IC na Divisão de Otorrinolaringologia do HCFMUSP