A Academia Americana de Otorrinolaringologia é a maior organização mundial que representa os especialistas em doenças de ouvido, nariz, garganta e estruturas relacionadas à cabeça e pescoço. São mais de 12.000 médicos conceituados em diagnosticar e tratar distúrbios nessa área.
Seu último congresso ocorreu entre os dias 09 e 12 de Setembro de 2012, em Washington, DC. Entre os diversos trabalhos apresentados, no dia 10/0/12, foi possível assistir à apresentação da Dra. Signe S. Grasel, com o tema “Hearing Evaluation for Pediatric Cochlear Implant with ASSR”. O trabalho pioneiro foi desenvolvido pelo Grupo de Eletrofisiologia em conjunto com o Grupo de Implante Coclear da Clínica Otorrinolaringológica do HCFMUSP, sob coordenação do Prof. Ricardo F. Bento.
Um dos objetivos do trabalho era conscientizar sobre a importância do exame de respostas auditivas de estado estável, que é uma valiosa ferramenta para detectar restos auditivos em crianças com surdez severa à profunda, candidatas ao implante coclear.
Uma das características mais importantes do exame é a possibilidade de estimular as orelhas em altas intensidades e várias frequências simultaneamente. Desta forma é possível perceber a resposta de cada orelha, de forma separadamente, podendo assim avaliar e adaptar de forma precisa as próteses auditivas antes da cirurgia do implante coclear. É fundamental que o exame seja complementado com uma avaliação auditiva geral, apropriada à idade do paciente.
Atualmente este exame é realizado de forma rotineira no Hospital das Clínicas da FMUSP pela equipe da Dra. Signe S. Grasel.